sábado, 1 de outubro de 2011

MEUS FILHOS ENSINARAM-ME SOBRE ESCOLA

Três histórias que me ensinaram muito sobre o processo de escolarização e suas falhas.
1. Joyce, minha primeira, quando passou da quarta para quinta série se deparou com o abismo existente entre o currículo das séries iniciais e as exigências das séries finais do fundamental. Uma vez tirou nota baixa em Geografia, ao ver a prova, perguntei se ela não sabia o que era espaço geográfico, porque havia deixado a questão em branco. 
_ Espaço geográfico eu sei, mas não sei o que é defina. Nunca vi esta palavra, mãe.

2. No mesmo ano, próximo a julho, observo-a enquanto faz uma tarefa de Ciências. Pergunto o que está fazendo e ela diz que é um resumo. Indago sobre como se faz o resumo. 
_ É só copiar um pedaço e pular outro...
Já estarrecida, pergunto quem lhe orientou na brilhante técnica e o que ouço é ainda pior:
_ A Ana, porque ela já reprovou três vezes, é a maior da nossa turma. Quando eu estudava a quarta ninguém falava em resumo, agora todos os professores pedem para fazer, mas nenhum ensinou. Não sei como eles esperam que a gente saiba.

3. Alexandre no pré. A professora reclama que ele sempre deixa as tarefas incompletas. Vou tomar satisfação e fico sem fala.
_Mãe, se eu já aprendi a fazer o número dois na segunda linha, por que tenho que encher esta folha até embaixo? Acho que a professora faz isso só porque ela está com preguiça de passar outra tarefa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário