quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Rotina de Orientador Educacional

Já estamos no segundo semestre e fazendo uma revisão no meu plano de trabalho para este ano constatei que muita coisa não saiu da etapa de planejamento. O trabalho do Orientador Educacional sofre muito com as interferências momentâneas que terminam por comprometer as ações que visam objetivos em longo prazo.
Sempre que tenho oportunidade, converso com os professores sobre a importância das ações de prevenção, da atuação voltada para projetos coletivos, mas a solicitação ainda é bastante forte no sentido de que eu atenda os casos individuais, principalmente ligados à indisciplina e a dificuldade de aprendizagem (ou de ensinagem, como ocorre, às vezes).
Um avanço foi o combate à evasão escolar, feito de forma intensiva, através de reuniões e visitas, que realmente trouxe um bom resultado, mas ainda longe do esperado, principalmente devido à cultura local, que não prima por valorizar o processo de escolarização.
O estabelecimento de vínculo com os alunos também foi um ponto que me trouxe realizações e me fez compreender um pouco mais esse povo, pois enquanto estive na coordenação esse contato não era tão estreito.
Um grande problema no dia a dia profissional é a ausência de serviços básicos como promotoria de justiça, conselho tutelar, juizados, médicos especialistas, porque tudo isso fica a quase 400 km de distância daqui e faz com que a gente não tenha a quem recorrer, em diversas circunstâncias, nas quais isso se torna necessário.

4 comentários:

  1. Sou orientadora educacional e sou nova na função, e ainda estou meio perdida sobre como posso realizar meu trabalho aqui na escola, onde existe muitos problemas familiares.
    Se tiver alguma sugestão, mande-a por favor no e-mail grewink@gmail.com, será de grande ajuda.
    Obrigada
    Greice Kelly
    Orientadora Educacional

    ResponderExcluir
  2. Aqui na escola enfrentamos problemas semelhantes. O grande problema é a infrequencia dos alunos. Segunda-feira e sexta-feira, o clima é de feriado. O índice de faltas é muito alto. Como os alunos podem aprender se não assistirem às aulas?

    ResponderExcluir
  3. Olá, estava dando um passeio pela comunidade e encontrei você.Achei seu blog bem legal.Sou Orientadora Educacional e nas duas escolas que trabalho atualmente, o grande problema são as faltas dos alunos.Na escola de 1ª a 4ª série ainda é pior.Não consegui ainda nessa escola organizar um projeto ou alguma atividade diferente, pois vivo convocando pais e fazendo um trabalho formiguinha.
    Na escola de 5ª a 8ª eu esse ano, estou enviando torpedos para os pais e ligando para casa deles, pois os adolescentes não entregam a convocação, dificultando a presença dos pais na escola. Aliás, nas duas escolas, vejo que os pais querem que seus filhos tenham bom êxito,mas não fazem muita coisa para ajudá-los.
    Mas, continuamos na luta! Abraços fraternos!Cris

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelos abraços Cris e vamos continuar a luta.

    ResponderExcluir