quinta-feira, 19 de agosto de 2010

PLANO DE AÇÃO DO SOE

Vou postar nas páginas independentes um plano de ação que orientou meu trabalho em 2007. O objetivo é auxiliar quem está chegando na profissão, mas não é uma regra e cada realidade exige um determinado tipo de intervenção. Hoje sou uma orientadora mais amadurecida e , com certeza, muita coisa mudaria neste plano de trabalho. 
Além disso, há que se cuidar com os burocratas de plantão, pois uma representante do Conselho Estadual de Educação não quis aceitar o meu plano, só porque batizei-o como plano anual de trabalho. Causou polêmica, mas quando a mestra se dignou a lê-lo, aprovou. Pena que tem muita gente dos órgãos fiscalizadores e normatizadores da educação que ainda se prende a detalhes somenos. 
Para quem está começando agora, eu recomendo inicialmente, alguns passos:
1° Ler tudo sobre a escola: Regimento Interno, Projeto Político Pedagógico, Instruções Normativas e Portarias da rede;
2° Observar atentamente o bioma escolar, para verificar como ocorrem as interações e trocas de energia;
3° Procurar saber sobre o resultado da escola em anos anteriores para identificar possíveis focos de problemas que demandam ação a longo prazo;
4° Conhecer os alunos, conversar com eles;
5° Conhecer os professores, conversar com eles, verificando suas expectativas;
6° Se há outro orientador, que está a mais tempo na escola, conheça o trabalho dele e busque sua parceria;
7° Com base em sua pesquisa elabore seu plano de ação;
8° Converse com a direção e marque uma reunião para apresentar seu plano de trabalho e sua linha de ação;
9° Revise seu plano bimestralmente;
10° Procure estar atento para que as urgências não coloquem tudo a perder, busque o equilíbrio entre ações imediatas, mas não tão importantes a longo prazo e ações de importância a longo prazo, mas que, às vezes, terminam por não serem feitas por falta de tempo.


4 comentários:

  1. oLÁ, SOU PROFESSORA EM SANTOS - SP ESTOU FAZENDO MEU TCC SOBRE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E QUERO TE AGRADECER POR TANTA INFORMAÇÃO, POIS ACHO QUE AS ORIENTADORES FICAM COMPLETAMENTE PERDIDAS, SEM SABER QUAL É SUA VERDADEIRA FUNÇÃO, ISSO SEMPRE ME ENCOMODOU AO PONTO DE NEM TER MAIS VONTADE DE EXERCER ESTA PROFISSÃO UM DIA, MAS ESTOU ME INFORMANDO MAIS E IREI SEGUIR SUAS RECEITAS E SUGESTÕES,SE TIVER ALGUM MATERIAL PARA ME MANDAR AGRADECERÍA, POIS ESTOU CRUA AINDA NUNCA FIZ TCC.oBRIGADO SILVANA. silvanassd@professor.sp.gov.br

    ResponderExcluir
  2. Silvana, em breve reunirei um material para te encaminhar. Obrigada por ser tão gentil.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Sou cristiane, uma admiradora do seu blog, to te escrevendo para te pedir ajuda, eu fui convidada para ser orientadora Educacional de uma escola, o fato é que esta escoala, está sem ORE a muito tempo.Para mim é uma oportunidade muito grande para o exercicio da minha profissão. Eu me formei em 2008 e nunca exerci a função,vc teria algum plano de ação anual para que eu possa dar uma olhda.Estou aprensiva, , não sei nem por onde começar na escola, estou apavorada amiga, posso te chamar de amiga né? Admiro muito seu trabalho, se vc poder me ajudar vou ficar muito agradecida.

    meu e-mail: cristiane-arruda@hotmail.com

    Um grande abraço.

    No aguardo,

    Cristiane

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada!
    Seu material me ajudou muito num trabalho que tinha que montar um plano de orientação educacional

    ResponderExcluir