terça-feira, 17 de agosto de 2010

MÃE É SEMPRE CULPADA

Essa é uma máxima que você aprende ainda no berçário, antes de deixar o hospital, ou melhor aprende ainda na gravidez, quando tem que comer tudo saudável, para não prejudicar o bebê, etc e tals. Mas a situação é bem mais complexa, porque mesmo quando faz a coisa certa, a mãe erra, ou quando erra, acerta, entretanto, sem mais entrementes vamos aos fatos: 
Geovanoca costuma responder a estranhos com um sonoro silêncio e uma consciente disposição de esnobar e não se deixar levar pelas gracinhas que todo mundo faz tentando ganhar um sorriso ou uma palavrinha que seja. Na maioria das vezes, o adulto não desiste e meu constrangimento vai crescendo até deixar escapar uma frase:
_Liga não, ela é tímida.
Essa situação aparentemente inofensiva e a defesa que adotei nunca me pareceram problemáticos até ontem, quando eu disse a ela que pedisse corretamente ao irmão algo que ela queria e ouvi daquela doce menininha:
_ Mas eu sou tímida.
Bastou! Agora, qualquer coisa que peço a ela para dizer educadamente, a desculpa esfarrapada aparece. Ainda tento me redimir dizendo que ela é a filhinha linda e inteligente da mamãe, mas ela diz:
_Mas também sou tímida.
Mea Culpa, mea maxima culpa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário