quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Piaget tinha razão ..

O melhor laboratório sobre desenvolvimento humano que se pode ter são os filhos. Observá-los durante as etapas do crescimento nos faz entender como ocorrem as aprendizagens durante a vida. Na área da aquisição da linguagem, tenho observado que as crianças facilmente adquirem o vocabulário familiar e o empregam de forma absolutamente coerente, numa idade ainda bem tenra.

Há dois meses Geovana me surpreendeu durante o banho dizendo: - Dá “lixença”, mãe! Agora já utiliza o “por favor”, o “obrigada” e todos foram de sua iniciativa, sem nenhuma menção de nossa parte. No entanto, teve muita resistência ao “desculpe”, única palavra que eu solicitei (na verdade, obriguei) que usasse quando bateu no irmão. Apesar disso, ontem, quando percebeu pela nossa expressão que não estávamos desaprovando seu comportamento, pediu desculpas espontaneamente.

Do mesmo modo que aprende boas maneiras, também aprende expressões pouco aceitáveis socialmente. Por ouvir a Joyce dizer “caramba” num momento de frustração, ela utiliza a mesma expressão em momentos que julga apropriados, sempre para expressar raiva ou descontentamento. Proibi a Joyce de falar a palavra, mas mesmo assim Geovana não a esquece, volta e meia diz: - Para, “calamba”, Mas que “calamba”, e por aí vai.

A situação é hilária, tem que se segurar para não rir, porque a criança pequena entende o riso como aprovação, mas é engraçado ver aquele rostinho de anjo, com a expressão alterada pela raiva, soltando essas pérolas que só o tempo a fará esquecer.

2 comentários:

  1. Ficou muito bom esse layout do blog... E como vc's estão? Olha, vou visitar vc mês q vem, tudo bem?

    abraços e bjs.

    ResponderExcluir
  2. Claro que vocês podem vir, são mt bem vindos. Bjs e Abraços.

    ResponderExcluir