sábado, 9 de maio de 2009

Entrevista Com Orientadora Educacional, Professora Clarissa A. Szadkoski




Um pouco da sua história
profissional, profª Clarissa...

Edilene, sou Professora de Inglês, Pedagoga, Orientadora Educacional, Psicopedagoga, Especialista em Indisciplina e Violência e Necessidades Especiais, Coordenadora de Escola de Educação Infantil e Professora Universitária de Graduação e Pós Graduação para cursos de Educação. Tenho 48 anos e trabalho há 33 anos. Atualmente sou Orientadora Educacional no município de Guaíba/RS concursada e Professora Estadual concursada para disciplinas de fundamentos da Educação para o Curso de Magistério, porém cedida para AOERGS há cinco anos. Lá atuo como Diretora Administrativa e respondo legalmente pela Associação. Coordeno duas Escolas de Educação Infantil em Guaíba e sou professora de Pós Graduação em vários cursos em Porto Alegre.

Muitos sistemas educacionais e escolas estão substituindo o OE pelo coordenador pedagógico, que acumula a função de Supervisor e Orientador. Por que é importante ter o OE na escola, hoje?


Nossa profissão é regulamentada por lei desde 1968, porém não é qualquer profissional que pode atuar em nosso lugar! O mesmo acontece com médicos, engenheiros, etc! A própria LDB dispõe sobre isso entre seus artigos 64 a 67. Apenas os profissionais formados em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional ou Pós Graduação ESPECÍFICA em Orientação Educacional com no mínimo 360 horas MAIS o estágio podem atuar como Orientador Educacional! Por isso as Associações são imprescindíveis nos Estados para poder atuar e esclarecer isto. Aqui no RS por própria pressão da AOERGS nem o Estado aceita profissionais que não tenham esta habilitação nas escolas estaduais. E os municípios também obedecem a isto e olha que são mais de quinhentos. O Orientador Educacional é o único profissional dentro da escola habilitado e capacitado para trabalhar com os alunos e a comunidade escolar.

Fale-nos um pouco sobre conquistas da AOERGS.

Já falei um pouquinho acima, mas a AOERGS está presente em todos os eventos que falem da Orientação Educacional em todo o Brasil. Fazemos capacitação anualmente, através de Seminários, Cursos e Congressos. Vamos à Brasília semestralmente fazer pressão no Congresso Nacional e para a Reunião de Especialistas da Educação que ocorre lá duas vezes por ano. Neste semestre começa amanhã e duas colegas Diretoras já estão em Brasília. Junto com a ASFOE do RJ onde Miriam Grispun é Presidente e a AOESC onde Sônia Mello também é Diretora, lutamos pela manutenção da nossa profissão e por nosso direitos. Mato Grosso também tem uma associação muito forte com o Professor Gandhi e Brasília tem uma atuação forte dos Orientadores Educacionais, porém ainda sem Associação. Em São Paulo os Orientadores estão ligados à APASE. Há 43 anos A AOERGS lidera a luta dos Orientadores Educacionais em todo o Brasil.

Quais as vantagens que uma associação profissional traz para o Orientador Educacional?

Há a necessidade da criação de Associações em todos os Estados para que um Conselho Federal possa ser criado. Esta Associação pode oferecer capacitação anualmente, oferecer convênios aos associados, bem como atuar nas Secretarias de Educação dos Municípios e na Secretaria da Educação do Estado, lutando por concursos e pela permanência apenas de profissionais habilitados na função. Nossos associados pagam uma mensalidade de R$ 7,36 e isto vem diretamente da folha estadual e os demais municípios pagam por doc.

Uma questão que preocupa os OE é se terão que se desfiliarem do sindicato de professores para se filiarem a associação de OE...

Nenhum Orientador precisa se desfiliar de seu Sindicato para estar na Associação, são duas coisas completamente diferentes. A Associação não é um segundo Sindicato e sim uma Associação dos profissionais de Orientação Educacional. Aqui no Rio Grande do Sul existe o CPERS e praticamente todos os Orientadores são filiados a este sindicato e à Associação

Fale-nos um pouco acerca do momento atual da profissão de Orientador Educacional no Brasil.

Estamos lutando para a Profissão do Orientador Educacional ser valorizada no país inteiro. Infelizmente com o término dos Cursos em nível de Graduação nos deixou em uma posição delicada, no entanto atuamos no Brasil inteiro, por falta das Associações, quando sabemos que há Pós Graduação sendo oferecido sem o que foi mencionado acima.

Em que sentido a criação da FENAPOE poderá nos auxiliar neste momento?

A Federação dará mais força à Classe para que em seguida seja criado o Conselho, mas para isto precisamos do maior número possível de Associações no Brasil Inteiro.


Esta entrevista me foi concedida pela professora Clarissa via email e eu gostaria de agradecê-la pela gentileza e pela dedicação com que luta para que todos nós Orientadores Educacionais sejamos valorizados. Clap, Clap, Clap!

5 comentários:

  1. Olá, eu sou Raquel e estou no 8º semestre de pedagogia. O tema do meu tcc é a importância do OE nas escolas, preciso fazer algumas entrevistas. Gostaria que se tivesse alguma ideia, material, artigo, que me mandasse para o meu e-mail raquel.hana@hotmail.com.
    Obrigado
    Raquel

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Meu nome é Sonia, curso o 3º semestre de Pedagogia, no momento encontro dificuldades em realizar meu estágio.Conforme instruções recebidas, devo prestar 44 horas de estágio em orientação educacional, sendo 05 horas de entrevista (devo elaborar 10 questões para o orientador responder), 25 horas de visita técnica divididas entre Unidade de Ed Infantil, Fundamental e Médio, 05 horas de Oficina temática e 05 horas de Estudo de Caso.
    Também gostaria, caso possa me ajudar com algum material pelo menos para me orientar, algumas sugestões me ajudarão muito.

    Obrigada!
    Sonia Sanches
    ssancheshp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu sou Angeline e estou fazendo Pós em OE. O tema do meu tcc é a função do OE na escola, preciso fazer algumas entrevistas. Gostaria que se tivesse alguma ideia, material, artigo, que me mandasse para o meu e-mail gegephn@yahoo.com.br
    Obrigada,
    Angelina

    ResponderExcluir
  4. Olá colegas,

    Desculpem-me mas só hoje olhei os recados de vocês. O que precisarem de mim entrem em contato pelo meu e-mail: clarissaaquere@hotmail.com

    Abraços e estou à disposição sempre

    ResponderExcluir
  5. Clap, Clap, Clap... Bem esclarecedora a entrevista. Também o Projeto Lei que cria o Conselho Federal de Pedagogia parece que foi esquecido pelo Senado, depois de aprovado na Câmara do Deputados.

    ResponderExcluir